sábado, 13 de abril de 2013

Barroco

 

A pérola deformada 

New Trend (2013) 



 
  O estilo Barroco (século XVI – XVIII) nasce com o fim do renascimento. Período marcado pelas contradições, pessimismos e o rebuscamento. Suas ideologias são fornecidas pela contrarreforma. Marcado pela angustia dos artistas por não poderem conciliar as antíteses da vida, gerou-se oposição entre a vida eterna em contraposição a vida terrena, entre o espirito e a carne.
 
"Termo que se conota o bizarro, a complicação ou estranheza, é utilizado para designar uma arte muito ornamentada, extravagante, sofisticada, com preciosismos"(AUMONT, Marie; p:31)
 
A arte Barroca deveria convencer, conquistar e impor admiração. O período ficou conhecido por conta do maior número de produções de igrejas, capelas, estátuas de santos, monumentos sepulcrais.


 


Na moda: 



 

  O rufo (na figura é essa grande gola) aos poucos vai abaixando e diminuindo de tamanho. Passa a ser rendada e dá lugar ao jabô (um babado de renda ou lenço preso ao peito ou ao pescoço)
 
 
 
Os sapatos tinham pequenos saltos e eram enfeitados com laços no peito do pé. Curiosidade: Luís XIV era baixo e por conta desse problema fez com que os sapatos masculinos fossem mais altos do que os femininos.
 
 
As roupas eram volumosas e pesadas. Os ombros, eram expostos, e as mangas eram bufantes e terminavam abaixo do cotovelo; as golas eram caídas com bordas de renda.
 
 
Roupa feminina era constituída por: Camiseta de linho; espartilho; corpete (formato V, decorado); manto; saia aberta no meio deixando exposta a anágua decorada com laços e fitas.
 
 (filme: Os Três Mosqueteiros)
Os cabelos eram repartidos ao meio e com cachos até os ombros.
 
 
Usavam o Fontage, uma espécie de chapéu estruturado com arame enfeitado com babado de gaze e rendas na vertical.
 
 
 Os homens passaram a usar roupas mais enfeitadas.

 
Os cabelos eram abaixo dos ombros com grandes cachos, rosto barbeado, mas com deixavam o bigode.
 
A roupa masculina era constituída por: casaco largo (decorado com bordados e fitas e era aberto); mangas dobradas, revelando a camisa ornamentada (punhos de renda largos e um colarinho com corrente); colete até o joelho; calça atingiam o joelho; meias de seda (normalmente brancas).
 
Curiosidade: Luís XIV começou a ficar careca e como um vaidoso adotou as perucas.
 


Filmes

 
 
Os três mosqueteiros

 

Os três mosqueteiros
 
 
 
 
 
 
 
 

Moda:

Barroco nos dias de hoje

 
 
 
 
 
 
 

 


 








 

 

 
 

 
 
 

 


2 comentários:

  1. Muito bom nós que somos estudantes de moda,muitas vezes não encontramos mais materiais de estudo e pesquisa na internet.Seu blog é bem legal.Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria agradecer tanto a Denise quanto as outras pessoas que vieram falar comigo pelo Facebook, vocês que me motivam a continuar com esse projeto, que está apenas no começo. Caso tenham sugestões para novas postagens ou referente a qualquer assunto, estou aberta a sugestões.
      Obrigada novamente!

      Excluir