quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ponte de Waterloo

 
 
 
Um dos filmes mais clichês que eu já vi e o que mais me surpreendeu. Essa semana na faculdade, assisti a esse romance. A história de amor sonhada por qualquer menina nos anos 40 – um amor de guerra. Roy um oficial do exercito encontra de forma inusitada o seu amor, Myra. Durante o bombardeio da cidade, eles se refugiam em um abrigo. Como não poderia ser diferente, os dois não param de pensar um no outro. Então! Roy lembra que sua querida estaria se apresentando no Balé e vai ao encontro.
Apaixonados os dois tem dois dias para se casar. Porém, Roy é chamado às presas para o combate. Deixando sua amada em maus bocados: sem dinheiro, sem emprego. Myra recebe a noticia que Roy faleceu. Desiludida toma uma medida drástica (não vou falar qual para não perder a graça do filme). Tempos depois no meio da estação Myra reencontra Roy.  Será que tudo volta ao normal???
 
 
 
Contexto Histórico: Primeira Guerra Mundial
Na moda: Final da Belle Époque e começo dos anos 20
 
 
 
A moda e a guerra não combinam. Um período cheio de restrições e sem cor. A primeira Guerra mundial ocorre entre 1914 e 1918, no final da Belle époque. A roupa feminina ainda era comprida e justa no tornozelo. Os chapéus diminuíram de tamanho e a saia dupla (saia comprida com uma espécie de túnica por cima) desapareceu. Em 1915, as saias começam a encurtar, deixando o tornozelo mais a frente, e com tempo passou a diminuir até chegar a mostrar metade da panturrilha.
 
 
Roy é o típico militar, roupas sóbrias, formais, sobretudo.
 
 
 
 
No começo do filme Myra usa tons mais escuros que Roy. Suas roupas acarretam um tom de virgindade, meiguice.
 

Vestido de festa: Leve, solto, tom claro... Me passa a imagem de uma menina doce, sonhadora encantada com o novo amor
 
 
 
 
 
 
 
Com o andar da carruagem, o figurino de Myra muda. Usa roupas mais sexys, o chapéu diminui de tamanho, uso de veludo, seda. O batom vermelho é essencial para essa nova mulher.
 
 


 
 

Extra:




Anos 40

 
O figurino, na minha opinião, não deixa de ser inverossímil ao contexto histório. Porém, eu percebi alguns aspectos dos anos 40.  
 
 
 

2 comentários:

  1. aaah vi esse filme lá na puc, nesse período, e achei muito legal (até a hora em que comecei a dormir kkkk)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vimos esse filme na aula de Antropologia Cultural !!! O filme é muito legal. Quase todos dormiram vendo esse filmes depois do almoço huaahua

      Excluir