terça-feira, 16 de abril de 2013

Edith Head


 
 
  Não sou a única que concorda que está mulher é a maior figurinista de todos os tempos. Com apenas 35 indicações ao Oscar, 8 prémios e mais de 900 filmes, a norte américa é referência para os jovens que sonham com esse mundo. Seus óculos com lentes azuis mudaram o rumo da história. O preto e branco foi adaptado aos desejos dessa mulher.
 
“O que um figurinista faz é uma mistura entre mágica e camuflagem. Nós criamos a ilusão de transformar os atores em quem eles não são. Nós pedimos ao público para acreditar que cada vez que eles veem um artista na tela, ele se transformou em outra pessoa.”   
 
  Edith Head nasceu em 1897, estudou artes na universidade da Califórnia. Começou sua carreira como professora de francês. E em 1924, entrou para a Paramount de um jeito nada convencional. Trapaceou. Levou os croquis desenhados por outras pessoas para ter chance, já que não possuía experiência.
 
 
  Na Paramount aprendeu a desenhar, costurar a mão com ajuda do figurinista Howard Greer. Com a nomeação de Travis Baton para o lugar de Howard, Edith ganhou espaço com produções menores. Muito esperta Head não seguia as normas do estúdio, deixava que as atrizes opinassem nas roupas. O que ocasionou na preferencia em outros trabalhos a escolha da figurinista.  Em 1938 chegou ao posto mais alto do departamento.


 
 
 
 
 
  Em 1967, Head foi para Universal Pictures. Trabalhou com o diretor Alfred Hitchcook. A parceria rendeu bons frutos. Além de diversos figurinos que entraram para a história; inventaram o Call Board, uma espécie de story board específico para figurinistas.  
 
 
 
Curiosidade: Edith Head não era glamorosa. Usava preto e branco ou bege e marrom, adotava um visual que chamava de “matrona elegante”.
 
 

Croquis:

 






 

Ilustrações:

 
 
 
 

 
 
" Suas roupas devem ser justas o suficiente para revelar que você é mulher, e soltas o necessário para mostrar que é uma lady"


"Não tenha medo de repetir o look, é antigo pensar que você precisa de um vestido novo para cada festa. Moderno é saber mudar os acessórios"
 

 


 
 
 

 
 


 

sábado, 13 de abril de 2013

Barroco

 

A pérola deformada 

New Trend (2013) 



 
  O estilo Barroco (século XVI – XVIII) nasce com o fim do renascimento. Período marcado pelas contradições, pessimismos e o rebuscamento. Suas ideologias são fornecidas pela contrarreforma. Marcado pela angustia dos artistas por não poderem conciliar as antíteses da vida, gerou-se oposição entre a vida eterna em contraposição a vida terrena, entre o espirito e a carne.
 
"Termo que se conota o bizarro, a complicação ou estranheza, é utilizado para designar uma arte muito ornamentada, extravagante, sofisticada, com preciosismos"(AUMONT, Marie; p:31)
 
A arte Barroca deveria convencer, conquistar e impor admiração. O período ficou conhecido por conta do maior número de produções de igrejas, capelas, estátuas de santos, monumentos sepulcrais.


 


Na moda: 



 

  O rufo (na figura é essa grande gola) aos poucos vai abaixando e diminuindo de tamanho. Passa a ser rendada e dá lugar ao jabô (um babado de renda ou lenço preso ao peito ou ao pescoço)
 
 
 
Os sapatos tinham pequenos saltos e eram enfeitados com laços no peito do pé. Curiosidade: Luís XIV era baixo e por conta desse problema fez com que os sapatos masculinos fossem mais altos do que os femininos.
 
 
As roupas eram volumosas e pesadas. Os ombros, eram expostos, e as mangas eram bufantes e terminavam abaixo do cotovelo; as golas eram caídas com bordas de renda.
 
 
Roupa feminina era constituída por: Camiseta de linho; espartilho; corpete (formato V, decorado); manto; saia aberta no meio deixando exposta a anágua decorada com laços e fitas.
 
 (filme: Os Três Mosqueteiros)
Os cabelos eram repartidos ao meio e com cachos até os ombros.
 
 
Usavam o Fontage, uma espécie de chapéu estruturado com arame enfeitado com babado de gaze e rendas na vertical.
 
 
 Os homens passaram a usar roupas mais enfeitadas.

 
Os cabelos eram abaixo dos ombros com grandes cachos, rosto barbeado, mas com deixavam o bigode.
 
A roupa masculina era constituída por: casaco largo (decorado com bordados e fitas e era aberto); mangas dobradas, revelando a camisa ornamentada (punhos de renda largos e um colarinho com corrente); colete até o joelho; calça atingiam o joelho; meias de seda (normalmente brancas).
 
Curiosidade: Luís XIV começou a ficar careca e como um vaidoso adotou as perucas.
 


Filmes

 
 
Os três mosqueteiros

 

Os três mosqueteiros
 
 
 
 
 
 
 
 

Moda:

Barroco nos dias de hoje

 
 
 
 
 
 
 

 


 








 

 

 
 

 
 
 

 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Filme do dia: A Branca de neve e o caçador

 



  Acabo de chegar da faculdade. Como estou cansada liguei a televisão com intuito de encontrar algo que me divertir-se. Deparo-me com um filme que no lançamento me recusei a ver, mesmo sendo indicado ao Oscar de melhor figurino. De verdade não perdi grande coisa em relação a trama.
  Se não bastava “Espelho, espelho meu”, essa outra versão de Branca de neve foi lançada no mesmo período. Difere-se pela aproximação com a história real dos Irmãos Grimm só que adocicado, para não chocar o público infantil. A impressão que dá ao telespectador é que misturaram em um caldeirão vários filmes (como: Hobbit, Harry Potter) e despejaram alguns elementos nessa versão.


Antes de falar do figurino, só para constar:

Não entendo como colocaram a Branca de neve mais feia que a madrasta.

 

 
Figurino baseado na idade média. Porém, quando eu vi as roupas pela primeira vez também me lembrei do barroco e do rococó. Por canta do dourado, dos tecidos com adornos, exagero nas formas.

 
 
 
Charlize Theron usa metais pesados presos na coroa, ossos no vestido, adornos nos tecidos. Chama-me atenção nesse look à coroa com formas triangulares e os anéis que formam unhas de metais

 

 
 
 
Adorei as Coroas usadas, o exagero nas formas, o uso de penas, metais incrementaram os melhores figurinos
 
 
 
 
 
 
 
 
Desculpa não falar da Kristen Stewart mas ela não me convence em nenhum papel. E nesse filme as roupas não mostram uma branca de neve adorável e sim um guerreira. As roupas confortais são confrontadas com a armadura.
 
 

Videos: