domingo, 5 de maio de 2013

Egito


A terra dos deuses




Quando se fala em Egito a primeira coisa que vem em mente são as pirâmides. Porém, o Egito acolheu a maior civilização de todos os tempos, foi conhecido por suas obras faraónicas, terra fértil e um rio cheio de poder. Seus deuses metade homem metade bicho possuíam características que influenciavam no modo de viver e de vestir.
Acreditavam que o vida estava conectado à morte e tudo que fizesse no presente, te preparava para o outro mundo. O corpo deveria ser puro, para isso, os pelos deveriam ser depilados e cabelos raspados. A maneira de se vestir é associada à religião. Os sacerdotes eram os únicos que podiam usar pele de animal, pois se assemelhavam aos deuses.




Ser careca não era um ideal de beleza da época. Eram vaidosos, por conta disso adotaram as perucas como adornos que eram elaborados e rebuscados, variando em relação à classe.  Feitas de tecido (linho), cabelo natural ou palmeira. Tanto homens como mulheres usavam esse adorno. Para as mulheres era obrigatório o uso, principalmente em cerimonias. Os homens também usavam barbas postiças presas por de trás das orelhas.












A roupa era à base de linho e possuía transparência. A vestimenta básica era a “chanti”, que consiste em um tecido usado como saiote preso com um cinto, poderia ser plissado ou liso. Tanto homens quanto mulheres usavam o chanti. Os homens usavam como saias e as mulheres optavam por usa-lo longo.





As classes mais altas usavam kalasyris uma túnica larga feita de linho fino e transparente ornamentado com ouro e pedras preciosas. A roupa masculina tinha como complemento o neket, um cinto de forma triangular feito de linho e pedras preciosas. O hosch, também complementada a veste, era um capa pequena que se usava sobre os ombros e o peito.  As mulheres tinham traje principal a loriga, que tinha uma forma tubular, justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes à malha. A túnica de Ísis, era um complemento à loringa, era uma espécie de manto em forma retangular. 






A egípcia deveria ser magra, ter membros finos, quadris bem delineados e seios redondos e ao mesmo tempo pequeno. Seu sorriso é a expressão perfeita de uma feminilidade feliz e acabada, capaz de seduzir. Olhos marcados fazem parte da caracterização. Pálpebras e sobrancelhas são reforçadas com “Kohl” preto ou malaquita verde, aumentando o olhar. As maquiagens eram feita à base de cera e corantes naturais.








Usavam pulseiras nos pulsos e nos tornozelos; colares; diademas e aros ornados de motivos florais; anéis; brincos; e pingentes. Eram fabricadas em ouro, prata, turquesa, ametista, cornalina e outras peças preciosas. Essas peças aumentava a sedução feminina. As grandes damas possuíam verdadeiros tesouros feitos com esses materiais.
















Nos Filmes: 







Cleópatra`s






  









Vídeo: 


Figurino da sério José do Egito





Príncipe do Egito, o musical

http://www.youtube.com/watch?v=OHLjS2grahM


6 comentários:

  1. Adorei a iniciativa. É muito bom conhecermos esse lado das civilizações, que muitas vezes é esquecido. Torcendo pelo seu projeto.

    http://lary-di-lua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laryssa,

      Muito obrigada pela força. Espero que esteja gostando do blog e comece a frequentar!! Também adoro civilizações antiga. Acho fascinante aprender com eles os costumes, as crenças... Abri o link do seu blog muito legal !!!

      Beijos

      Excluir
  2. Amei seu blog..Adoro ver os acessorios Egipcios, são lindos
    Como faço bijuterias, amo tudo que diz respeito aos acessorios.
    Parabens!!
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania,

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Tentarei ao máximo colocar um foco maior em joias. Espero que volte mais vezes para visitar o projeto !!

      Beijos

      Excluir
  3. Muito bom!!
    Sucesso em seu projeto!

    ResponderExcluir