domingo, 19 de maio de 2013

Festival de Cannes

 
 
 

Cannes é um bem colectivo que cada um de nós, onde quer que se encontre e à sua maneira, constrói pedra a pedra, ano após ano. É ao não parar de o interrogar, ao deslocar a função e ao suscitar o comentário do mesmo que lhe prestaremos o melhor serviço. Solidamente fixada na sua história, Cannes pretende ser acolhedora face às novidades. O que não se lhe parece, enriquece-a: é por isso que o festival é o nosso festival”. (Thierry Frémaux)



 

 
Durante 12 dias de maio, a pequena cidade de Cannes (sul da França) se transforma em um ponde de encontro entre atuais e futuros nomes do cinema. Criado por Jean Zay, ministro da Instrução Pública de Belas Artes, o festival acaba de completar 65 anos.

Ao longo dos anos, preservou seus valores essenciais: a cinefilia, descoberta de novos talentos, recepção dos profissionais e jornalistas, difusão dos filmes. “O objetivo do Festival é encorajar o desenvolvimento de todas as formas da arte cinematográfica, bem como criar e manter um espírito de colaboração entre todos os países produtores de filmes” (extraido do regulamento, 1948.)
Milhares de filmes são enviados. Apenas 50 Longa-metragens (tempo ilimitado) e 30 Curta-metragens, com duração de no máximo 15 minutos, são escolhidas para a seção oficial. Para que um filme seja inscrito nas mostras competitiva ele deve ser produzido nos 12 meses que antecedem o festival e não pode ter sido exibido em nenhum contexto internacional, ou seja, em qualquer outro país além daquele onde o filme foi produzido. Porém, os filmes também podem participar da mostra Out of Competition, Un Certain Regard e Cinefondation.

 

Alguns filmes que estão competindo

 





 
 
 
 
 
 

Na passarela de Cannes

 

 

 

 

 


 
 



 
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário